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O marketing sempre contou com conceitos essenciais para a elaboração de estratégias, com o Marketing Digital não é diferente.
Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing, que, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam também ao Marketing Digital. Muitas delas, inclusive, podem ser expandidas para se encaixar melhor na web. Um exemplo, é o conceito de 4 P’s do Marketing, que se refere a um produto ou serviço em quatro pontos-chave: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Quando o conceito é aplicado aos meios digitais, existem autores que estendem esse diagrama para mais alguns elementos. Como os 5 P’s do marketing. Extensão que surgiu da necessidade que apareceu com o tempo, de valorizar o consumidor como parte da estratégia. Assim, fez com que um novo P fosse acrescido ao conceito, o de Pessoas.
A partir daí as empresas passaram a considerar mais o poder de compra do público na hora de criar campanhas, entendendo que essas pessoas precisam ser conquistadas não apenas pelo produto e o que o envolve, mas também pelas marcas. Chegando a era dos 8 P’s do Marketing, onde além de Preço, Praça, Produto, Promoção e Pessoas, temos: Processos, Posicionamento e Performance. Informações determinantes para identificar as ações de sucesso no Marketing.
Nesse sentido o Digital foi fundamental, porque as ações online permitem que as pessoas avaliem os resultados obtidos de maneira sistêmica, contribuindo para tornar as ações ainda mais direcionadas e estratégicas.
Fonte: Rock Content