Persona x Público-alvo

#tecnologia

Saiba a diferença entre persona e público-alvo e qual a melhor forma de aplicar cada um em sua estratégia de marketing.

14/11/2018

O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Ele costumava ser o 1º passo para iniciar uma campanha de marketing.

Geralmente o público-alvo traz informações como: estado civil; formação; gênero; hábitos de compra; idade; profissão; e localização.

Apesar de ser um bom início para as investigações do público para o qual se destina o produto, o público-alvo tem caído em desuso com os novos hábitos de consumo e a riqueza de informação e segmentação que o marketing digital oferece, é necessário uma percepção mais precisa do consumidor e das suas aspirações para que as campanhas sejam realmente eficientes.

Quais são os benefícios e quando usar o público-alvo?

Principalmente nas fases em que é preciso criar produtos e estudar o mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial por exigir menos pesquisa do que as opções mais completas e dar um panorama do cliente ideal.

Já as personas têm se mostrado como uma boa solução para as novas necessidades do consumidor conectado. Persona ou buyer persona é um perfil semifictício do cliente ideal de uma empresa. O objetivo é que sua empresa compreenda melhor quem é o cliente e do que ele precisa, possibilitando estratégias de marketing mais acertadas.

Ou seja, a persona traz mais detalhes, criando uma maior conexão e empatia da sua equipe de marketing com o cliente — o que leva a uma criação e uma segmentação mais focada e eficiente.

Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona você encontra:

- Um nome fictício, para facilitar a conexão;

- Uma breve história sobre o dia a dia da persona;

- Estilo de vida;

- Redes sociais favoritas;

- Hobbies;

- Valores;

- Dores relacionadas ao seu produto;

- Dúvidas;

- Ambições.

Além de oferecer um direcionamento mais preciso para a sua equipe de marketing, a persona fornece informações importantes para melhorar os resultados, como:

- Melhor linguagem;

- Em quais redes sociais investir em anúncios;

- Quais assuntos abordar;

- Formatos de conteúdo ideais;

- Palavras-chave;

- Em quais meios de comunicação investir;

- Melhores momentos para ofertar um produto;

- Estilo e periodicidade do e-mail marketing.

Ao contrário do público-alvo, a persona pode ser usada em todas as etapas de vendas e marketing e até mesmo na prototipação de um produto.

Fonte: Marketing de Conteúdo

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