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O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho.
O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho.
Podem ser oferecidos incentivos aos colaboradores, como por exemplo, premiações, visando a valorização, engajamento e motivação da equipe de uma empresa.
Essa estratégia é adotada por empresas que visam melhorar seu posicionamento de mercado, tornando-se referência no segmento de atuação.
O Endomarketing deve ser pensado pelo RH tendo como base o perfil comportamental de cada funcionário. Dessa forma é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.
As ações do Endomarketing têm grande importância porque estão intimamente ligadas no engajamento dos colaboradores. Abaixo nós explicamos melhor:
- Engajamento e retenção: quando o profissional se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que queira sair e procurar outra oportunidade tendem a diminuir bastante;
- Atração de novos talentos: o Endomarketing nas empresas também é essencial para a atração de talentos ao fortalecer a marca como uma empresa empregadora.
Ações de Endomarketing mais comuns:
Existem diversas atividades que é possível começar a planejar já para implementar na sua empresa. Confira abaixo as ações mais comuns:
- Pesquisa de clima: é uma ferramenta importante para entender como os colaboradores enxergam a empresa e como se sentem no ambiente de trabalho. É preciso definir uma frequência para que ela seja aplicada e pensar em melhorias a partir dos resultados obtidos;
- Feedbacks frequentes: uma boa estratégia é criar uma cultura de feedback na organização, de forma que lideranças e liderados possam estar alinhados sobre desempenho, conquistas e pontos de melhoria;
- Comunicação direta com lideranças: outra forma de integrar o time é criar um canal efetivo de comunicação direta entre as equipes de operação e profissionais em cargos de alta liderança. Dessa forma, elas poderão tratar de assuntos delicados e se sentirem ouvidos;
- Cursos e treinamentos: o estímulo ao aprendizado contínuo, seja de novas ferramentas ou habilidades, é também uma forma de motivar os funcionários a querer contribuir e crescer cada vez mais com a empresa;
- Eventos corporativos: ter uma agenda de eventos que promovam a integração ou tragam temas relevantes para o trabalho dos colaboradores é mais um exemplo de ações de Endomarketing nas empresas.