Curiosidade: como surgiram a publicidade e a propaganda

#tecnologia

Um dos primeiros registros que existem sobre a publicidade e propaganda tem início no Egito, quando os egípcios passaram a elaborar papiros com mensagens no intuito de aumentar suas vendas.

22/04/2022

Um dos primeiros registros que existem sobre a publicidade e propaganda tem início no Egito, quando os egípcios passaram a elaborar papiros com mensagens no intuito de aumentar suas vendas. 

 

Esses anúncios feitos pelos egípcios nasceram praticamente junto à escrita, que era em hieróglifos, e as técnicas foram evoluindo lado a lado com as tecnologias de comunicação da época.

 

Os primeiros anúncios publicitários modernos foram publicados em 1650, na Inglaterra. Já nos Estados Unidos, a Publicidade começou em 1704, e também foi feita em jornais, com foco principal na compra e venda de imóveis.

 

No Brasil, a propaganda começou em meados de 1800. Até 1900, além dos anúncios do ramo imobiliário, a venda de escravos era muito comum. Nesta mesma época, no estado de Minas Gerais, Tiradentes criou panfletos sobre a independência, no que pode ser considerada a primeira campanha  de propaganda política do país.

 

No ano de 1913 surgiu a primeira agência de publicidade do Brasil, a Eclética. A popularização do rádio fez crescer o campo da publicidade e propaganda, com anúncios criativos e jingles marcantes. Nos Estados Unidos, o rádio cresceu entre os anos 1920 e 1930. No Brasil, o auge foi um pouco depois, nos anos 1940 e 1950.

 

No ano de 1949, foram criados os convênios entre as agências de propaganda, a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI). Um pouco depois surgiu a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (ABAP).

 

A televisão foi a principal responsável por fazer com que as estratégias de marketing crescessem, além disso, as promoções e a pesquisa de mercado para atingir as metas de vendas. A TV também foi responsável por mudar os formatos, processos e potencializar o campo da publicidade e propaganda em todo o mundo. Ou seja, com a chegada da televisão, o mercado publicitário passou por uma importante revolução.

 

A Rede Tupi – primeira emissora de TV do Brasil – iniciou suas transmissões em 1950 na cidade de São Paulo. Assis Chateaubriand, fundador da TV Tupi e dos Jornais Associados, foi o responsável por criar o primeiro departamento de propagandas de um jornal no Brasil.

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun