O que é o comportamento do consumidor?

#tecnologia

O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Para o marketing, esse conceito é valioso, pois permite que seja estudado cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações.

26/11/2021

O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Para o marketing, esse conceito é valioso, pois permite que seja estudado cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações.

 

Esse é um conceito de Marketing que determina quando, onde, como e porque as pessoas estão tomando uma determinada decisão de compra. Nesse sentido, o comportamento do consumidor pode ser entendido como um conjunto de hábitos, atitudes e percepções de grupos e indivíduos diante de marcas e produtos.

 

Um dos principais objetivos do Marketing é alinhar as soluções da empresa ao comportamento do consumidor, correspondendo às suas expectativas. Para atingir esse objetivo, é necessário criar relacionamentos saudáveis e duradouros com os clientes, para influenciar suas decisões de compra.

 

Quais são os fatores que determinam o comportamento do consumidor?

 

- Fatores Culturais: a cultura envolve todo o conjunto complexo de ideias, conhecimentos, comportamentos, símbolos, rituais e padrões desenvolvidos pelo ser humano. Ou seja, a nossa cultura é a nossa visão de mundo e funciona como uma lente por onde enxergamos e interpretamos tudo ao redor.

 

- Fatores sociais: os grupos sociais também exercem uma influência forte no comportamento do consumidor. Nessa situação, os indivíduos podem pertencer à mesma cultura, porém os seus hábitos de compras serão compatíveis ao seu estrato, classe e papel social. Esse fator determina a necessidade de pertencimento e status.

 

- Fatores Pessoais: são aspectos que escapam às forças externas da sociedade e também contam na hora da decisão. O estilo de vida é um desses elementos, assim como as motivações pessoais, postura e ética. Esses valores têm um papel fundamental neste campo, pois variam entre os indivíduos e grupos, ainda que tenham influência social e cultural.

 

- Fatores Psicológicos: são estados emocionais, traços de personalidade e padrões de pensamento e ação que rondam toda a jornada de compra.

 

- Fatores Situacionais: são definidos como fatores ambientais temporários que formam o contexto de compra. Esse fator é subdividido em: ambiente físico; ambiente social; tempo; tarefas e estados antecedentes.

 

- Fatores Demográficos: são usados para segmentar o público-alvo e são os primeiros indicadores do comportamento do consumidor. São aspectos básicos de populações, como nacionalidade, gênero, faixa etária, classe econômica, estado civil, relações de parentesco, ocupação e etc.

 

Fonte: Neil Patel

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun