#tecnologia
O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Para o marketing, esse conceito é valioso, pois permite que seja estudado cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações.
O comportamento do consumidor é a soma de todas as percepções, atitudes e influências que levam as pessoas a tomarem uma decisão de compra. Para o marketing, esse conceito é valioso, pois permite que seja estudado cada passo do cliente na jornada de compra e suas motivações.
Esse é um conceito de Marketing que determina quando, onde, como e porque as pessoas estão tomando uma determinada decisão de compra. Nesse sentido, o comportamento do consumidor pode ser entendido como um conjunto de hábitos, atitudes e percepções de grupos e indivíduos diante de marcas e produtos.
Um dos principais objetivos do Marketing é alinhar as soluções da empresa ao comportamento do consumidor, correspondendo às suas expectativas. Para atingir esse objetivo, é necessário criar relacionamentos saudáveis e duradouros com os clientes, para influenciar suas decisões de compra.
Quais são os fatores que determinam o comportamento do consumidor?
- Fatores Culturais: a cultura envolve todo o conjunto complexo de ideias, conhecimentos, comportamentos, símbolos, rituais e padrões desenvolvidos pelo ser humano. Ou seja, a nossa cultura é a nossa visão de mundo e funciona como uma lente por onde enxergamos e interpretamos tudo ao redor.
- Fatores sociais: os grupos sociais também exercem uma influência forte no comportamento do consumidor. Nessa situação, os indivíduos podem pertencer à mesma cultura, porém os seus hábitos de compras serão compatíveis ao seu estrato, classe e papel social. Esse fator determina a necessidade de pertencimento e status.
- Fatores Pessoais: são aspectos que escapam às forças externas da sociedade e também contam na hora da decisão. O estilo de vida é um desses elementos, assim como as motivações pessoais, postura e ética. Esses valores têm um papel fundamental neste campo, pois variam entre os indivíduos e grupos, ainda que tenham influência social e cultural.
- Fatores Psicológicos: são estados emocionais, traços de personalidade e padrões de pensamento e ação que rondam toda a jornada de compra.
- Fatores Situacionais: são definidos como fatores ambientais temporários que formam o contexto de compra. Esse fator é subdividido em: ambiente físico; ambiente social; tempo; tarefas e estados antecedentes.
- Fatores Demográficos: são usados para segmentar o público-alvo e são os primeiros indicadores do comportamento do consumidor. São aspectos básicos de populações, como nacionalidade, gênero, faixa etária, classe econômica, estado civil, relações de parentesco, ocupação e etc.
Fonte: Neil Patel