Baby Boomers: o que significa e quais são as características

#tecnologia

Você sabia que a tradução literal desse termo tem a ver com explosão de bebês? Mas pode ficar tranquilo, não é isso que você está pensando.

30/09/2021

 

Você sabia que a tradução literal desse termo tem a ver com explosão de bebês? Mas pode ficar tranquilo, não é isso que você está pensando.

 

No final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os países que lutaram ao lado dos Aliados – Estados Unidos, França e Inglaterra – vivenciaram um crescimento demográfico muito abrupto, que recebeu o apelido de Baby Boomers, em tradução literal, explosão de bebês, que durou de 1945 até 1964. Foi a época em que voltou a ser comum as famílias gerarem muitos filhos.

 

Os Baby Boomers são pessoas que, entre 1960 e 1970, viveram a flor de sua juventude e assistiram de perto as mudanças que o mundo passou pós-guerra, como políticas, sociais, culturais, estilos musicais, transformações no mundo da moda, entre outros.

 

No Brasil, os Baby Boomers passaram a participar efetivamente do mercado de trabalho nos anos 1970. No início, a década foi promissora, porém terminou com uma crise econômica. Esse fato fez com que a geração Baby Bommers brasileira, se tornasse muito mais conservadora em relação aos gastos, quando comparada com a mesma geração na Europa e nos Estados Unidos.

 

Quando ocorreu a explosão populacional, os pais dos Baby Boomers haviam acabado de vivenciar todas as consequências e horrores de uma guerra que afetou o mundo inteiro. Devido a isso, as crianças nascidas entre 1945 e 1964, acabaram sendo criadas com muita rigidez, disciplina e dessa forma, cresceram muito mais obstinados e focados.

 

Devido à forma como foram criados, as principais características dessa geração tem a ver com a valorização ao trabalho, dedicação à família, além da busca por melhor qualidade de vida e bem-estar, isso porque, a guerra pode ter tirado isso de seus pais.

 

Além disso, por conta da educação rígida que receberam, os Baby Boomers se tornaram uma geração bastante conservadora. A educação de seus filhos teve os mesmos traços rígidos e disciplinados que tiveram na infância.

 

As principais características da geração Baby Boomers são: 

 

– Busca pela realização pessoal;

– Foco intenso no trabalho em busca de prosperidade;

– Valorização da família;

– Valorização da estabilidade financeira;

– Aversão a grandes mudanças.

 

Fonte: UFJF

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun