Sucesso no futuro do trabalho e a relevância das soft skills

#tecnologia

Também conhecidas como habilidades comportamentais, as soft skills são cada vez mais importantes no mercado de trabalho

04/03/2021

O mercado muda em uma velocidade sem precedentes e, ao mesmo tempo em que as atividades estão sendo realizadas mais e mais pelas máquinas, as habilidades comportamentais (que ainda não podem ser automatizadas) se tornam mais importantes. A Delloite apontou, ainda em 2017, que os empregos que requerem utilização intensiva das soft skills serão responsáveis por 2/3 de todas as ocupações até o ano de 2030. Além desse dado, a empresa afirmou que a contratação de colaboradores com muitas habilidades comportamentais podem fazer com que a receita cresça em mais de $90.000 dólares.

 

E agora você se pergunta: quais são as principais soft skills para ter sucesso no mercado de trabalho? São elas:

 

Empatia e inteligência emocional

 

Essas duas características ganham cada vez mais relevância entre as equipes que tendem à diversidades em vários aspectos – buscar entender como colegas e clientes se sentem, por exemplo. Para ter ambas habilidades, é preciso otimizar a autoconsciência, que naturalmente vai permitir que as pessoas escutem melhor e estabeleçam uma comunicação mais clara e amigável.

 

Adaptabilidade e resiliência

 

Para ter sucesso no futuro do trabalho, é crucial contar com pessoas que praticam flexibilidade e agilidade, e que permitem a criação e a implementação de novas ideias. Para exercitar essas habilidades, uma dica interessante é se desafiar a viver experiências e situações desconhecidas.

 

Automotivação e autogestão

 

Essas capacidades permitem que as pessoas sejam mais proativas em relação às suas tarefas e tomem as decisões necessárias para conquistar esses resultados – essenciais para o sucesso da carreira do profissional do futuro.

 

Integridade e responsabilidade ética

 

Ter ética e assumir as responsabilidades por erros e acertos, respeitar o tempo dos colegas e dar o crédito aos outros é um diferencial para  quem pensa à frente.

 

Atenção plena

 

Essa característica funciona como um amplificador de todas as competências sociais, pois ela cultiva a discrição e a consciência para que as pessoas respondam às situações de maneira equilibrada e centrada.

 

Fonte: Beer or Coffee.

VOLTAR

NOSSO BLOG

NOS
SO
BLOG

Segundo a PANTONE, a cor de 2017 é Greenery. Ela é basicamente uma entusiasmante mistura de um verde musgo, com um amarelo intenso que simboliza a reconexão que desejamos ter com a natureza e com nós mesmos! Uma cor linda e apaixonante que vai dominar o nosso ano!
10 Jan
Durante um evento realizado este mês, o Instituto Ipsos revelou as marcas que são mais influentes entre os brasileiros. Esse estudo vem sendo realizado desde 2012 em 21 países e analisa o poder das empresas no dia a dia e no comportamento dos consumidores.
30 Mai
Os logos das marcas famosas aparecem em diversos lugares: propagandas, outdoors, camisetas, capas de revista e por aí vai. Na maioria dos casos, nem suspeitamos os significados ocultos que esses desenhos escondem.
01 Jun