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Gerar engajamento orgânico nas mídias sociais é um dos maiores desafios do marketing digital. E quando falamos em engajar, estamos indo além do ‘like’, na verdade, há métricas mais importantes para você observar e buscar.
Gerar engajamento orgânico nas mídias sociais é um dos maiores desafios do marketing digital. E quando falamos em engajar, estamos indo além do ‘like’, na verdade, há métricas mais importantes para você observar e buscar.
Gostamos de likes? Simm! Amamos e queremos ter muitos, porém, para ter um relacionamento mais próximo com o público, é imprescindível gerar conteúdos que provoquem comentários e compartilhamentos. Mantendo essa conexão com a audiência, o ‘curtir’ vem organicamente e a sua marca terá mais facilidade em reter fãs e conquistar novos.
Criar conteúdos assim é mais trabalhoso, mas o resultado vale a pena. Se inspire nessas dicas:
Enquetes: você prefere ‘isso’ ou ‘aquilo’. Conteúdos desse nicho estimulam o sentimento de colaboratividade.
Quiz: o público adora mostrar que sabe sobre o assunto.
Talks: adote o hábito de abrir as caixas de perguntas no stories. Converse com a sua audiência.
Lives: compartilhe seu conhecimento de forma espontânea.
Humanização: mostre sua rotina, sua equipe, suas lembranças, suas dores, sua gratidão.
Apoie causas: mostre ao seu público as causas que o seu negócio realmente defende e apoia. Se posicione de maneira consciente, nunca agressiva.
Conte histórias: rede social não é só pra vender produtos e serviços, conte as histórias por trás da sua empresa. O que dá vida a ela?
IGTV: vídeos são a maneira mais eficaz de humanizar e contar histórias. O alcance desse formato é mais abrangente.
Novidades: traga sempre o que há de novo no seu ramo. Seja inovador!
CTAs: chame seu público para interagir. Estimule os comentários, crie challenges e promoções.
Responda: você não pode cobrar o engajamento dos seus seguidores se você não se engaja com eles. Responda sempre e rápido. Ninguém gosta de ficar no vácuo.
Seja constante: você não é o Mestre dos Magos para aparecer só de vez em quando. Mantenha-se ativo e interativo nas mídias sociais. O ideal é publicar stories diariamente e postar no feed no mínimo duas vezes na semana, trazendo conteúdos relevantes.
Legendas: evite termos negativos (nunca, não, jamais) no início das headlines. Fale em primeira pessoa como se realmente estivesse conversando com um amigo no WhatsApp. Por favor, corrija a gramática, erros de português são desestimuladores.
Use os recursos: quando o Instagram lança novidades, como as figurinhas “agradeço”, “em casa” ou o efeito “cenas” do stories, ele prioriza a entrega desse conteúdo para o público. Traduzindo: você tem mais chances de ser visto.
Emojis e hashtags: encontre os que mais combinam com o seu nicho de atuação e os use com cautela. Evite exageros.
Comece aplicando essas dicas aos poucos e, você vai perceber os resultados das suas mídias sociais melhorando dia após dia!